CHOQUES INVOLUNTÁRIOS NO NOSSO DIA-A-DIA, SAIBA PORQUE TOMAMOS

O tempo seco tem provocado um fenômeno curioso: quem mora em áreas com baixa umidade do ar tem levado muito choque.

Tempo seco é tempo propício para choques. A explicação é a energia estática, uma carga elétrica que se acumula nos objetos e no nosso corpo. O choque acontece quando, ao tocar em algo ou em alguém, sentimos a transferência dessa energia.

“Os elétrons são a parte da matéria que conduz a carga elétrica. Quando há transferência de carga de um corpo para outro, necessariamente há transferência de elétrons”, explica o físico José Ricardo Sabino.


 Desconforto
Na maioria dos casos, a energia estática causa apenas um certo desconforto, um leve choque. Mas, com o ar muito seco, existe uma situação em que o risco de acidentes aumenta: quando os caminhões tanque descarregam combustíveis nos postos. Por isso, eles usam um cabo antiestático como medida de segurança. “A função do cabo é amenizar a energia estática que é causada pelo atrito do tanque com o ar e evitar uma explosão”, explica o motorista Vitor Cordeiro de Faria.

Os carros estão entre os principais condutores de energia estática. Por isso, nessa época do ano, é muito comum levar um choque ao encostar no carro – que o digam os mecânicos. “É comum levar o choque, a gente acaba acostumando. Acaba sendo pouca coisa”, diz o mecânico Flávio Ferreira da Silva.

As mulheres conhecem bem outro efeito da energia estática: o cabelo arrepiado. “O acúmulo de carga vai para a ponta dos cabelos. Como as cargas têm o mesmo sinal, elas se repelem e o cabelo fica arrepiado”, explica o físico Carlito Lariucci. Cansada de levar choques, a advogada Helena Gonçalves desenvolveu estratégias para sair do carro: usa uma ponta da roupa para fechar a porta. “Quando eu estou dando choque, minha mãe fala que eu estou estressada”, brinca.

Andar descalço – de preferência, na terra – descarrega a energia estática. É uma boa desculpa para aproveitar esses dias secos em parques da sua cidade. 


FONTE: G1

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fracasso no relacionamento, Como evitar?

“COVINHAS” PORQUE ALGUMAS PESSOAS TÊM OUTRAS NÃO?

Isis Valverde fratura vértebra da cervical e carro tem perda total