Efeito Sanfona – O que é, Como Evitar, Consequências

Emagrece, engorda, emagrece, engorda.  Você já sofreu com o efeito sanfona.  Por que será que esse problema aflige tantas mulheres.  Saiba quais são as causas e as consequências, como evitá-lo e veja as dicas.  
O efeito sanfona também conhecido como efeito ioiô trata-se da perda e do ganho de peso repetidas vezes durante um período da vida. Uma das principais causas é a alimentação inadequada, principalmente quando se segue dietas muito restritivas.
Elas levam a um resultado rápido. 
Mas, na maioria das vezes, a pessoa não consegue manter esse regime rigoroso por muito tempo. Consequência: volta a engordar. Fatores psicológicos, maus hábitos alimentares e sedentarismo também podem contribuir para o efeito ioiô. Além de engordar, o efeito sanfona pode abalar o sistema imunológico, deixando o organismo mais propício ao aparecimento de doenças. Também pode aumentar os riscos de problemas do coração e o surgimento da diabetes. Evite as dietas radicais e restritivas, como as de baixo valor calórico e as líquidas. O ideal é fazer um tratamento de reeducação alimentar. É importante ter um estilo de vida mais saudável. Peça a ajuda de profissionais, como nutricionistas, médicos endocrinologistas e educadores físicos. Emagrecimento rápido, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos, sopas milagrosas. 
Cuidado, as dietas que prometem muito em pouco tempo podem fazer com que seu corpo sofra o conhecido efeito sanfona, também chamado de efeito iô iô. Quando você engorda, emagrece, engorda, emagrece. Sofre as conseqüências não apenas com estrias e celulites, como problemas sérios para o organismo.  Para evitar, é importante aderir a uma dieta gradual e progressiva, nunca àquelas que prometem emagrecer muitos quilos de uma vez. O organismo deve se “acostumar” com as reduções de alimentos. A prática de atividade física regular também é uma grande aliada, entre os obesos mórbidos apenas 5% mantêm o peso perdido num tratamento clínico por mais de dois anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fracasso no relacionamento, Como evitar?

“COVINHAS” PORQUE ALGUMAS PESSOAS TÊM OUTRAS NÃO?

Isis Valverde fratura vértebra da cervical e carro tem perda total